Justiça
Covid-19: Mais de 2400 denúncias de violações trabalhistas são registradas pelo MPT
Mais de 2400 denúncias de violações trabalhistas relacionadas ao novo coronavírus (covid-19) foram registradas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no período de 18 a 25 de março. O balanço realizado pelo órgão foi divulgado na última sexta-feira (27). De acordo com a instituição, a quantidade de denúncias ligadas ao vírus já corresponde a quase 30% do total das denúncias recebidas pela instituição em março de 2019, com o total de 8.161 denúncias.
Entre as violações denunciadas, o MPT recebeu relatos de empresas de call center que estariam colocando os trabalhadores em risco, com o uso coletivo de equipamentos não higienizados, e falta de distanciamento mínimo entre as estações de trabalho.
Estados como Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Goiás, empresas foram fiscalizadas e notificadas a adotarem providências para garantir a saúde e a segurança dos empregados. Ao todo, as irregularidades relatadas já motivaram a abertura de mais de 220 inquéritos civis espalhados pelas 24 unidades regionais do MPT.
Além disso, a instituição emitiu diversas notas técnicas nacionais e regionais, assim como expediu recomendações a diferentes setores da economia, alertando para as medidas a serem adotadas a fim de evitar o contágio de trabalhadoras e trabalhadores, assim como da população em geral.
Leia mais
Após novas denúncias, prefeitura fiscaliza a Almaviva em Aracaju
Justiça do Trabalho ordena que Almaviva do Brasil suspenda atividades em Sergipe
Leia os termos de uso