Justiça
Em meio à pandemia, STF pressiona contra redução salarial e corte de benefícios
Em meio à crise econômica causada pela pandemia novo coronavírus (covid-19), o Supremo Tribunal Federal (STF) tem pressionado o Congresso para preservar o valor do próprio salário, além de tentar evitar que seja aprovada a redução da remuneração e de jornada de trabalho dos servidores públicos. A informação foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo, neste sábado (11).
Segundo a publicação, o STF destacou, no final do mês de junho, a inconstitucionalidade do artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que permitia diminuir os vencimentos do funcionalismo como medida de enfrentamento aos problemas financeiros.
Além disso, o Supremo também dá indícios de não querer mexer nos chamados ‘penduricalhos da magistratura’, que são os benefícios que aumentam os salários dos juízes.
De acordo com o jornal, Há alguns anos os vários penduricalhos e altos salários são criticados, inclusive, por ministros do STF. No entanto, o Supremo hesita ao julgar casos que venham a mexer nos ganhos dos juízes.
Leia os termos de uso