Política


Ex-ministra do STJ critica atuação de filhos de ministros: “São uns meninos e estão todos milionários”


Publicado 09 de setembro de 2020 às 13:22     Por Eduardo Costa     Foto Fabio Rodriguez Pozzebom/Agência Brasil

Ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon fez duras críticas às atuações de filhos de ministros de cortes superiores como advogados. A fala de Eliana à revista Crusoé entra em contexto com uma operação da Lava Jato no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (9) que investiga Eduardo Martins, filho do presidente do STJ, Luiz Martins.

Eduardo e outras 25 pessoas foram denunciadas por envolvimento em um esquema de tráfico de influência e desvios de recursos do Sistema S. Junto com ele está sendo denunciado Flávio Zveiter, filho do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter.

Eliana Calmon analisou o caso do STJ sem poupar críticas aos filhos dos ministros. “São uns meninos e estão todos milionários. Esse é um problema antigo, mas que nos últimos tempos se agravou muito. E não são só filhos, são mulheres dos ministros”, afirmou.

Segundo ela, tal problema foi muito visto enquanto era corregedora entre 2010 e 2012. Ela também disse ter lutado contra os filhos de juízes e ministros que eram cargos comissionados em gabinetes.

“Fechamos essa porta, mas infelizmente deixamos uma grande janela aberta. Veio a lei proibindo o nepotismo e aí se agravou o escândalo que é a advocacia administrativa. Eu combati muito isso, até adquiri algumas malquerenças. Os colegas ficavam furiosos”, completou.

Leia mais:
Escritórios de Wassef, de sócio de advogado de Lula e de filho de ministro do TCU estão entre alvos da Lava Jato



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso