Justiça


Justiça afasta Valdevan Noventa de sindicato dos Motoristas de SP


Publicado 26 de agosto de 2022 às 09:30     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Redes Sociais

A Justiça de São Paulo determinou, nesta quinta-feira (25), o afastamento do candidato a deputado federal pelo PL, Valdevan Noventa, de qualquer função que exerça, além de proibir que o mesmo tenha acesso à sede ou a qualquer outro ambiente relacionado às atividades do sindicato. Além de Valdevan, também foram afastados da diretoria Francisco Xavier da Silva Filho, Valdemir dos Santos Soares, Valmir Santana da Paz, Antonio Gonçalves de Miranda e Irenildo Ferreira dos Santos.

Segundo as investigações da Polícia Civil de SP, Valdevan e o grupo movimentaram R$ 20 milhões em propina. O valor teria sido desviado de subsídios pagos pela prefeitura de São Paulo a empresas de ônibus. No início do mês uma operação foi deflagrada contra diretores do sindicato suspeitos de lavagem de dinheiro, ocultação de bens, direitos ou valores e organização criminosa.

Valdevan ainda é suspeito de enriquecimento político. Segundo a polícia, R$29 milhões do patrimônio dele provém de extorsão de trabalhadores e empresas durante sua atuação no sindicato.

Em 2020, o então parlamentar foi condenado pelo recebimento e por arrecadar recursos ilícitos e de origem não identificada. Em março de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão, por unanimidade, cassando seu mandato na Câmara Federal.

Leia mais
Polícia apreende 41 cavalos de raça sem documentação em haras de Valdevan Noventa



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso