Justiça


Justiça condena Eustáquio a multa de R$ 15 mil por divulgar fake news sobre campanha de Boulos


Publicado 25 de dezembro de 2020 às 19:16     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação

A Justiça Eleitoral condenou o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio a pagar uma multa de R$ 15 mil por ter divulgado informações falsas sobre a campanha de Guilherme Boulos (PSOL), quando disputou a Prefeitura de São Paulo. A informação foi divulgada pelo portal Uol, nesta sexta-feira (25).

A sentença do juiz eleitoral Emílio Migliano Neto foi publicada na última quarta-feira (23). A defesa de Eustáquio ainda pode entrar com recurso contra a decisão.

“Verifica-se que se trata de divulgação de fake news capaz de causar irreparáveis danos à honra do então candidato Boulos perante o eleitorado paulistano”, diz o juiz. No documento, o magistrado ainda diz que “a proliferação de mentiras não pode ser resguardada no Estado de Direito.”

“A propagação de vídeos contendo informações inverídicas, veiculadas de forma sensacionalista e agressiva, ainda que se queira encontrar abrigo no invocado direito às liberdades de expressão e de comunicação, evidentemente, por não apresentar lastro na verdade, deve ser prontamente e definitivamente rechaçada pela Justiça Eleitoral”, frisou.

O vídeo em questão foi publicado por Eustáquio no dia 11 de novembro. Nele, o blogueiro acusou Boulos de utilizar “empresas fantasmas” para a produção de vídeos para sua campanha. As alegações do bolsonarista foram desmentidas e o vídeo está fora do ar desde a mesma data da divulgação por decisão da Justiça.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso