Justiça
Justiça Eleitoral rejeita pedido de Danielle para impugnação de pesquisa Ibope em Aracaju
A Justiça Eleitoral rejeitou um pedido da defesa da candidata Danielle Garcia (Cidadania) para impugnação de pesquisa Ibope de intenções de voto em Aracaju. A decisão foi assinada nesta quarta-feira (21) pela juíza Eliane Cardoso Costa Magalhães, da 1ª Zona Eleitoral da capital sergipana.
A representação foi feita pela coligação “Compromisso, Esperança e Verdade”. A defesa afirmou que o Ibope deveria informar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) CPF ou CNPJ do contratante, valor e origem dos recursos gastos, metodologia e período de realização da pesquisa, plano amostral e ponderação de recortes, além do questionário que veio a ser aplicado.
Sobre o questionamento a respeito da margem de erro de quatro pontos percentuais, a juíza Eliane Cardoso afirmou: “A legislação eleitoral não estabeleceu uma metodologia única para as pesquisas eleitorais. Logo, não há o que se falar em erro quanto a margem de erro indicada”.
Já em relação ao fato de existirem apenas dois nomes específicos de candidatos nas perguntas espontâneas, o que aparentemente induziria os eleitores, a decisão afirmou que havia também outras opções. “A indicação das opções na pesquisa são apenas para auxiliar o entrevistador na hora de anotar a resposta. Vê-se, ainda, que apenas uma delas indica a opção “outros”, ou seja, a nominação não prejudicaria a lisura da pesquisa”, pontuou a juíza.
Com base nestes argumentos, a Justiça Eleitoral rejeitou o pedido de impugnação da pesquisa Ibope para prefeito em Aracaju. Em compensação, ela permitiu que a chapa de Danielle Garcia tenha acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados das entidades que divulgaram pesquisas de opinião relativas às eleições, desde que solicitado ao Juízo Eleitoral.
Leia mais:
Aracaju é a segunda capital com menor índice de indecisos em pesquisas espontâneas para prefeito
Edvaldo lidera intenções de voto para prefeito em Aracaju, diz Ibope
Leia os termos de uso