Polícia
Justiça sergipana recebeu 95 inquéritos de crimes sexuais contra criança neste ano
A Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav), em Sergipe, já encaminhou 95 inquéritos policiais relacionados crimes sexuais contra crianças e adolescentes à Justiça durante os quatro primeiros meses deste ano. Durante o ano passado foram registrados 231 ações judiciais. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE), as ações criminosas relacionadas ao abuso e à exploração sexual são dividas em quatro categorias: importunação sexual, assédio sexual, estupro e estupro de vulnerável.
A Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da SSP-SE, contabilizou, nos quatro primeiros meses deste ano, 95 casos de estupro de vulnerável, 20 de importunação sexual, 19 de estupro e 11 de assédio sexual. Já no primeiro quadrimestre do ano passado, foram ao todo 218 ocorrências, sendo 176 casos de estupro de vulnerável, 26 de estupro, importunação sexual com 11 registros e assédio sexual com cinco ocorrências.
“Em Aracaju, a Deacav, integrante do DAGV [Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis], registrou, no ano de 2019, 976 boletins de ocorrência. E de janeiro a abril de 2020, já foram registrados mais de 300 boletins. Números estes que não condizem com a realidade em razão das subnotificações que crescem diante do isolamento social”, ressaltou a delegada Annecley Figueiredo.
A delegada ainda alertou, “Não se calem. Violência contra a criança e contra o adolescente é crime. Denuncie através do 181, Conselhos Tutelares, Disque 100, DAGV, qualquer outra unidade policial mais próxima de sua residência, Ministério Público ou qualquer outro órgão de proteção”.
Leia os termos de uso