Justiça
Manoel Cabral Machado Neto é apresentado como novo procurador-geral de Justiça do MP-SE
O promotor de Justiça Manoel Cabral Machado Neto foi apresentado nesta quarta-feira (18) como novo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP-SE). Manoel foi o indicado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) após ter sido o vencedor da lista tríplice formada em outubro pelo MP.
Manoel Cabral Machado Neto, 43, é sergipano e atua como promotor há 17 anos. Ele foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ-SE) entre 1996 e 2003, atuou em municípios do interior como Cedro de São João, Lagarto e Nossa Senhora do Socorro, e chegou a Aracaju em 2013. Ele estava na 9ª Promotoria de Justiça da Saúde e foi também Secretário-Geral do MP.
O novo Procurador-Geral de Justiça falou sobre as prioridades em seu biênio para 2020-2022: “Em primeiro lugar, dialogando sempre. Tenho que estar aberto ao diálogo, tanto interna quanto externamente. O papel do MP é de muita cobrança pela sociedade, e para isso é preciso ter harmonia com os poderes. Nenhuma instituição é uma ilha, elas fazem o que a Constituição Federal determina. No plano interno, temos que estar com os ouvidos sensíveis à necessidade de cada promotoria. Gerir é colocar os meios à disposição em cada interior”.
Manoel Cabral Machado Neto destacou também que é necessário agir com segurança e austeridade, especialmente com a queda na economia causada pela pandemia do novo coronavírus. “É preciso ter um olhar com austeridade. Estamos passando por um momento difícil com o problema da covid-19, e a receita caiu. Tudo isso tem que ser levado em conta com muita austeridade, para que a gente nunca possa perder o equilíbrio fiscal da instituição”, afirmou.
Por fim, ele disse que, por conta de tais medidas, deverá ser feito um estudo mais amplo antes de se pensar em um Concurso Público na área. Porém, segundo o novo Procurador-Geral de Justiça, é algo que será pautado no futuro.
“Precisamos sentar, observar, fazer estudos e levantamentos. Não podemos esquecer da Lei de Responsabilidade Fiscal, onde existe uma limitação que leva em consideração a receita líquida do estado. É necessário um estudo aprofundado. Mas é algo no qual eu penso caso seja viável, não tenha dúvidas”, encerrou.
A posse de Manoel Cabral Machado Neto como novo Procurador-Geral de Justiça do MP-SE está marcada para a próxima segunda-feira (23).
Leia mais:
Belivaldo escolhe promotor Manoel Cabral Machado como novo chefe do MP-SE
Leia os termos de uso