Justiça
Milton Nascimento processa candidata a prefeita por violação de direito autoral ao usar “Maria, Maria”
O cantor Milton Nascimento afirmou que está processando a candidata a prefeita Maria Lúcia Cardoso (MDB), em Pitangui, Minas Gerais, por violação de direitos autorais ao usar a música “Maria, Maria”.
Segundo o Uol, a equipe da candidata usou a música sem autorização prévia do autor, que também é do estado de Minas. Em nota, o artista publicou um posicionamento sobre o caso.
“Com a chegada das eleições municipais de 2020, mais uma vez somos obrigados a ver candidatos usurpando os direitos do autor e usando a obra intelectual alheia em suas próprias campanhas”, afirma.
De acordo com o comunicado a atitude da postulante foi “nojenta e vergonhosa” e afirma que Maria infringiu a lei 9.610/98, sobre direitos autorais, ao colocar a música na campanha.
“Antes mesmo de possivelmente ser eleita, ela já infringiu gravemente uma Lei Federal que visa proteger as criações intelectuais e seus autores, imagine então do que ela seria capaz depois de tomar posse, já com o poder, o diploma e, principalmente, a caneta de Prefeita em suas mãos”, encerra o comunicado”, diz o texto.
Maria Lucia é ex-mulher do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso, e mãe do deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB).
Leia os termos de uso