Justiça
MPF pede redução de mensalidades cobradas pela Unit durante a pandemia
O Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe ajuizou uma ação civil pública, nesta sexta-feira (5), para que a Universidade Tiradentes (Unit) reduza a mensalidade de estudantes de graduação durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.
À Justiça, o órgão afirmou que os alunos contrataram a instituição para a prestação do serviço educacional na modalidade presencial, o que não ocorre devido a suspensão das aulas por causa da pandemia.
Ainda segundo o MPF, o valor pago integralmente pelos universitários inclui o uso de diversas instalações, espaço de interação entre alunos, entre alunos e professores, e alunos e funcionários, além, é claro, das aulas teóricas e práticas com contato pessoal. A ação pede que seja reduzido o percentual de 30% para os cursos das áreas biológicas e saúde, por conta da maior carga horária em aulas práticas, e 15% para áreas de exatas.
Para determinar os percentuais, o MPF se baseou nas previsões orçamentárias da Unit que constam do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e com a preocupação de não afetar a sustentabilidade financeira da instituição.
O pedido de redução foi feito em relação às mensalidades do mês de junho e que prossigam até o retorno das aulas presenciais. O MPF também solicita a devolução dos mesmos percentuais nos pagamentos feitos em abril e maio. A ação requer, ainda, que a Unit apresente, no prazo de dez dias, as planilhas de custos, da forma mais detalhada possível, de modo geral e em relação a cada curso de graduação.
Ainda no pedido, o órgão determina que universitários que não estão tendo aulas práticas, se quiserem, possam suspender o contrato com a Unit sem qualquer prejuízo. Caso descumpra a decisão, o MPF pede multa diária de R$ 50 mil. Por fim, foi solicitada a condenação da instituição por danos morais coletivos em valor a ser fixado pela Justiça.
Leia mais
Alunos da Unit criam petição para redução da mensalidade durante quarentena
Após petição de alunos, Unit não confirma se reduzirá mensalidades
Leia os termos de uso