Justiça
MPs e Justiça do Trabalho destinam a Sergipe R$ 906 mil para compra de equipamento que analisa agrotóxicos
O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Sergipe (MP-SE) e Justiça do Trabalho destinaram ao Estado de Sergipe R$ 906 mil para aquisição de um Cromatógrafo. O equipamento é utilizado para analisar a quantidade de agrotóxicos em alimentos, água e solos.
De acordo com o MPT-SE, também foram destinados recursos para aquisição de centrífuga, triturador, freezer, dentre outros. O objetivo dos MPs é fortalecer a capacidade do Estado em atender a segurança do trabalhador rural e a alimentar, bem como prevenir possíveis danos à saúde da população.
Com o cromatógrafo é possível identificar e quantificar mais de 270 princípios ativos em agrotóxicos, voláteis e não voláteis, em diversos tipos de amostras. Por ser um equipamento de alta tecnologia, a instalação e treinamento dependem exclusivamente de técnicos habilitados pela empresa multinacional fornecedora. A expectativa é que até o mês de julho, as etapas de instalação e treinamento sejam concluídas.
Outros estados já utilizam o cromatógrafo para analisar agrotóxicos em alimentos, água e solos, a exemplo do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Pernambuco. Na Região Nordeste poucos estados possuem o equipamento. O cromatógrafo foi adquirido com 48% de recursos do Estado de Sergipe e 52% de destinação de processos ajuizados pelo Ministério Público do Trabalho perante a Justiça do Trabalho.
Agrotóxico
São muitos os prejuízos causados pelo uso excessivo dos agrotóxicos e as consequências para a saúde humana, a vida animal e o meio ambiente são incalculáveis. Os impactos vão desde a alteração da composição do solo, passando pela contaminação da água e do ar, podendo interferir nos organismos vivos terrestres e aquáticos, alterando a morfologia e função dentro do ecossistema.
Fiscalização
A Emdagro é o órgão responsável pela fiscalização e o controle de agrotóxicos dentro do estado. No termo de destinação do recurso para aquisição do Cromatógrafo ficou acordado que a Emdagro deverá realizar, no prazo de 30 dias, as fiscalizações e coletas de amostras solicitadas pelo MPT, MPSE ou MPF relacionadas à aplicação de agrotóxicos.
Leia os termos de uso