Justiça
OAB pede que bolsonaristas presos sejam transferidos para estados de origem
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) entraram com um pedido, nesta sexta-feira (10), junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que foram presos durante os ataques do dia 8 de janeiro sejam transferidos para prisões em seus respectivos estados. As informações foram publicadas pelo G1.
O documento encaminhado ao ministro Alexandre de Morais cita a preocupação com a situação no sistema prisional do Distrito Federal. De acordo com a publicação, o Órgão alegou no documento que o grande número de presos ocasiona o atraso em processos administrativos, atendimentos (de saúde e entre acusados e advogados), além de impactar os cofres públicos do Distrito Federal.
A OAB destacou que o crescimento “abrupto da massa carcerária causou o aumento no número de atendimentos de saúde e de advogados, de escoltas e de outras rotinas carcerárias”. Além disso, o documento também cita que “não houve acréscimo no efetivo de policiais penais para dar conta de toda demanda e, ainda, não podemos esquecer do impacto financeiro para os cofres públicos do Distrito Federal.”
Leia os termos de uso