Justiça
TJ-SE e Iphan dialogam sobre preservação do patrimônio arqueológico em Sergipe
O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), Desembargador Edson Ulisses de Melo, recebeu o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Sergipe, Diego Passos, nesta terça-feira (12). Durante o encontro foi discutida a situação de sítios arqueológicos no estado, bem como acerca da regularização de empreendimentos em Sergipe junto ao Iphan e da necessidade do licenciamento arqueológico.
“O apoio do Tribunal de Justiça com relação aos cartórios vem no sentido de aliviar e melhorar a questão da fiscalização e da regularização de empreendimentos no nosso Estado. Hoje, o Iphan tem uma grande demanda de encontrar e notificar todos os empreendimentos, o que pode ser feito, de caráter preventivo, com a regularização antes mesmo da obra começar. Com a importância que o Tribunal tem junto aos Cartórios, é possível que, no registro de incorporação, seja inclusa a licença do Iphan, o que possibilitará um trabalho menos exaustivo, com menos embargos de obras irregulares”, explicou o Superintendente do Iphan, Diego Passos.
De acordo com o presidente do TJ-SE, é possível, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça, uma certificação aos Cartórios Extrajudiciais sobre a necessidade de exigência de licenciamento arqueológico para registro de incorporação e loteamentos.
Leia os termos de uso