Justiça


TRE-SE inicia preparação das urnas para 2º turno


Publicado 17 de outubro de 2022 às 16:49     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / TRE-SE

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) informou que as etapas finais de preparação do 2º Turno das Eleições Gerais de 2022 estão em pleno desenvolvimento. As 5.504 urnas de seção e as 1.421 de contingência (urnas reservas) começaram a ser preparadas nesta segunda-feira (17). Trata-se da fase de carga e lacração, que acontece de 17 a 22 de outubro de 2022, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Seção de Urnas Eletrônicas do TRE-SE.

O órgão explicou que, na etapa de recarga para o 2º turno, os técnicos inseminam nas urnas os dados contidos nas mídias de resultado, que são sincronizados com as informações já presentes nas urnas (inseridas no 1º turno), incluindo os dados dos candidatos a presidente da república e governador que disputarão o segundo turno em Sergipe.

Em seguida, cada equipamento é testado para verificar se os seus dispositivos estão em pleno funcionamento – como visor, teclado, impressora, leitor biométrico e avisos sonoros. Feito isso, todos os compartimentos da urna são lacrados e o equipamento é guardado e devidamente identificado (com município, número da Zona Eleitoral, local de votação e sessão eleitoral).

Os juízes Marcos de Oliveira Pinto e Carlos Pinna de Assis Júnior, respectivamente presidente e suplente da Comissão de Geração de Mídias e Carga e Lacração de Urnas do TRE-SE, estão acompanhando o procedimento. Vale lembrar que a cerimônia é aberta ao público, à imprensa, aos partidos políticos, às federações, às coligações, ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso