Mundo
Russos e ucranianos se enfrentam perto de depósito de resíduos nucleares em Chernobyl
Autoridades da Ucrânia informaram que as forças russas e ucranianas entraram em combate próximo ao depósito de resíduos nucleares de Chernobyl. De acordo com um assessor do ministério do Interior ucraniano, Anton Guerashtshenko, “os membros da Guarda Nacional que protegem o depósito oferecem uma resistência obstinada”, disse ele no Telegram.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que há forças do país que tentam evitar que as tropas russas capturem a antiga usina nuclear, que teve um dos reatores explodido em 1986. As emissões nucleares do acidente foram equivalentes às emissões de 400 bombas como a que foi lançada em Hiroshima, no Japão, no final da Segunda Guerra Mundial. A região ao redor da antiga usina não é habitável por conta da radiação e é conhecida como Zona de Exclusão.
O clima de tensão se agravou após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenar o ataque contra a Ucrânia durante a madrugada desta quinta-feira (24). Após dias de ameaças, a operação militar teve início em diversos pontos do país. Explosões de mísseis e sirenes foram ouvidas em várias cidades.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento em que explosões em várias explosões atingem a Ucrânia, inclusive a capital Kiev. A invasão russa começou pela região de Donbass, onde existem grupos separatistas que apoiam a Rússia. De acordo com informações da CNN, ao menos oito pessoas já morreram e nove ficaram feridas.
Leia mais:
Após tensão, Rússia dispara mísseis contra cidades da Ucrânia; veja vídeo
Leia os termos de uso