Saúde


Após operações, Secretaria de Saúde se manifesta e afirma que está colaborando com investigações da Polícia Federal


Publicado 22 de junho de 2021 às 11:09     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Polícia Federal

Após duas operações envolvendo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) serem deflagradas na manhã desta terça-feira (22), uma da Polícia Civil e outra da Polícia Federal, a pasta da Saúde enviou nota informando que está colaborando com as investigações da Policia Federal.

De acordo com a SES, estão sendo fornecidas todas informações e documentos solicitados referentes a dois contratos de fornecimento de serviços e insumos relacionados as ações de enfrentamento da pandemia, com intuito de esclarecer os questionamentos o mais rápido possível.

A Operação Transparência, deflagrada na manhã desta terça-feira (22), pela Polícia Federal (PF), investiga possíveis irregularidades em contratações com dispensa de licitação promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe e financiadas com verbas federais. Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nos municípios sergipanos de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju e Propriá, no Baixo São Francisco, e também em São Paulo.

“A Secretaria de Saúde reafirma a transparência e legalidade nas aplicações dos recursos públicos, sejam eles estaduais ou de fonte federal, utilizados no combate a pandemia da Covid-19 no Estado e nas demais ações da gestão estadual”, disse a nota.

A SES destacou ainda a importância da fiscalização constante das ações e recursos públicos e ressalta que Sergipe é o 1º estado no Nordeste e o 6º estado mais transparente do Brasil, com nível Alto de desempenho, segundo o ranking do Índice de transparência da Covid-19, divulgado pela ONG Open Knowledge Brasil.

Operação da Polícia Civil
Quanto a Operação do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), da Policia Civil de Sergipe, com foco nas empresas que celebram contratos com entes públicos, a SES informa que não houve nenhum desdobramento direto na Secretaria.

A operação da PC, intitulada Operação Anagrama, cumpre 18 mandados de busca e apreensão em casas de donos de empresas que prestam serviços à Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe.

Leia mais:
Operação “Transparência”: Polícia Federal investiga irregularidades em contratações com dispensa de licitação da SES
Operação Anagrama: Polícia Civil investiga fraudes em contratos da construção da sede da SES



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso