Polícia


Covid-19 matou oito vezes mais que acidentes de trânsito, diz SSP


Publicado 01 de abril de 2021 às 12:40     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Secretaria de Segurança Pública

Em um ano, a covid-19 matou oito vezes mais do que acidentes de trânsito, em Sergipe, de acordo com um levantamento feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), divulgado nesta quinta-feira (1°).

De acordo com os dados, entre os dias 2 de abril de 2020 e 28 de março de 2021, o Instituto Médico Legal (IML) registrou 393 mortes por acidentes de trânsito, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) atestou que 3.432 pessoas perderam a vida para a covid-19.

O levantamento aponta que, considerando a população de Sergipe, estimada em 2.318.822 pessoas, a taxa de letalidade do trânsito, calculada a cada 100 mil habitantes, é de 16,9. Já a taxa de mortes pela Covid-19 é de 148,0.

O coordenador da CEACrim, Sidney Teles, explicou que o levantamento teve como objetivo a conscientização da população sobre a letalidade da Covid-19 diante do trânsito e dos homicídios.

“Quando vemos apenas o número, não conseguimos entender a dimensão da Covid-19, mas quando comparamos com o trânsito e com os homicídios percebemos que o impacto do coronavírus é muito maior. O trânsito matou oito vezes menos e os homicídios cinco vezes menos do que a Covid-19”, destacou.

O comandante da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), major Aldevan Silveira, explicou que, mesmo diante desse cenário, no qual as mortes pela Covid-19 se sobressaem em relação às decorrentes de acidentes em todo o estado, é preciso atenção ao trânsito.

“Infelizmente, nesse último ano muitas pessoas morreram com a pandemia da Covid-19 do que com o trânsito não só na capital, mas em todo o estado. De toda forma, avisamos à população que a cada dez acidentes que registramos, nove ocorrem por comportamento inadequado do condutor. Os hospitais estão lotados devido à pandemia e, por isso, não é período de termos envolvimento em acidentes de trânsito”, disse.

Para o secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, muito além de números, são vidas perdidas para um inimigo invisível, a Covid-19. “A covid-19 é real e está circulando em todos os locais do país. Não há distinção de idade, raça, sexo, condição de saúde. São filhos, pais, mães, avós, que perderam suas vidas para o coronavírus. A CEACrim trouxe um levantamento muito alarmante e que constata que estamos perdendo muitas vidas para a Covid-19 em Sergipe”, afirmou.

Leia mais:
Covid-19 mata cinco vezes mais do que homicídios em Sergipe, diz SSP



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso