Política


Alessandro Vieira defende decisão de Rosa Weber sobre Orçamento Secreto e critica parlamentares: ‘Cinismo’


Publicado 09 de novembro de 2021 às 07:29     Por Dhenef Andrade e Fernanda Souto     Foto Reprodução / Senado

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) se posicionou a favor da decisão da ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o pagamento das emendas do relator-geral, o chamado ‘Orçamento Secreto’. Em vídeo publicado nas redes sociais, nesta segunda-feira (8), o delegado chama de cinismo alegação de parlamentares que são contrários à transparência dos gastos.

“A ministra Rosa Weber exigiu total transparência do uso desses recursos. Esse caso vai a julgamento no pleno do STF esta semana. O chamado RP9 é uma forma de pegar uma grande parcela do orçamento, neste ano, R$16.8 bilhões e fazer a distribuição entre parlamentares sem transparência, por interesses políticos. Por isso a liminar da ministra suspendendo”, explica o senador.

Em sua fala, Alessandro ainda afirma que deputados e senadores alegam que a interrupção das emendas pode causar prejuízos à população. “Podiam ter optado pela transparência, optaram pelo cinismo. Se as emendas do relator acabassem hoje, e elas precisam e devem acabar, esse dinheiro volta para o Executivo através do RP2, as emendas que o orçamento faz por iniciativa do executivo. Ele pode até continuar atendendo aos parlamentares, mas com toda coerência e quem está na ponta pode cobrar resultado”.

O delegado diz ainda que defender a decisão de Weber é urgente e democrático. “Em um país que (mal) sobrevive à uma pandemia, com enormes crises na saúde, na educação e na economia, é um escárnio a articulação do Congresso Nacional para reaver as emendas do relator. Não compactuamos com esse Mensalão 2.0 e lutaremos para que o Senado Federal barre este absurdo!”.

Os deputados Fábio Mitidieri (PSD) e Fábio Henrique (PDT) também se manifestaram, em resposta ao Ajunews, sobre a decisão. De acordo com o presidente da Executiva estadual do PSD em Sergipe, a suspensão integral e imediata da execução dos recursos, chamados como “orçamento secreto” pelos oposicionistas, não afetaria em nada o seu trabalho enquanto parlamentar. “Desconheço orçamento secreto, já que todas as minhas emendas são públicas e fruto do nosso trabalho por Sergipe em Brasília”, disse Mitidieri.

O deputado Fábio Henrique (PDT) defendeu que as emendas de relator, caso continuem, devem ser transparentes, “como são as emendas individuais e de bancada”. Esta foi uma das medidas cobradas por Weber em sua decisão. A ministra determinou que sejam tornados públicos os documentos que embasaram a distribuição de recursos provenientes dessas emendas nos orçamentos de 2020 e deste ano.

Leia mais
Fábio Henrique e Mitidieri defendem decisão do STF de suspender execução de emendas do relator



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso