Política
Alessandro Vieira quer ampliar investigações da CPI da covid para Estados e Municípios
O senador por Sergipe, Alessandro Vieira (Cidadania), protocolou um pedido à Secretaria-Geral da Mesa de aditamento da CPI da covid, neste sábado (10), para ampliar as investigações aos agentes políticos e administrativos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
De acordo com o parlamentar, a investigação não deve se limitar à gestão federal de recursos públicos destinados a custear as políticas sanitárias adotadas com o objetivo de combater a pandemia da covid-19, mas também a governadores e prefeitos.
“Dessa forma, não cabe, a nosso ver, instituir uma comissão parlamentar de inquérito para proceder à investigação da atuação dos órgãos estatais diante da Pandemia do Covid-19 e limitar o seu escopo exclusivamente aos agentes públicos federais. Trata-se de um sistema nacional e assim deve ser avaliado”, afirmou.
A instalação da CPI foi determinada esta semana pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a pedido de Alessandro e do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Na decisão, ele justificou que “o perigo da demora está demonstrado em razão da urgência na apuração de fatos que podem ter agravado os efeitos decorrentes da pandemia da covid-19”.
Leia mais:
‘CPI é essencial para corrigir erros e identificar culpados no combate à pandemia’, declara Alessandro Vieira
Ministro do STF determina que Senado instaure a CPI da Pandemia
Alessandro subscreve CPI que apura omissão do governo federal no combate à pandemia
Leia os termos de uso