Política
Após alta de casos de covid-19, Linda Brasil critica realização do bloquinho do Bell: “Decreto gourmet”
A vereadora por Aracaju, Linda Brasil (Psol), criticou a autorização do Governo de Sergipe e prefeitura de Aracaju para realização do Bloquinho do Bell, que aconteceu na Orla da Atalaia, neste domingo (6). Em suas redes sociais, a parlamentar afirmou que o decreto com medidas restritivas para o setor de eventos não pode ser “gourmet”.
“Na semana em que o Brasil voltou a ultrapassar 1 mil mortes por covid-19 em 24h, o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju fazem uma aposta arriscada com as vidas das Sergipanas e Sergipanos, permitindo a realização de uma festança no fim da tarde de ontem, na praça de eventos da Orla de Atalaia”, escreveu.
Linda correlacionou o período que começará a valer as novas medidas para conter a disseminação do vírus com a realização do evento. “Curiosamente, o novo decreto com medidas restritivas do Governo Estadual só passa a valer a partir de amanhã, terça-feira (8), um dia após a festa acontecer. O interesse público não pode se submeter ao privado, o decreto não pode ser “gourmet”. A pandemia não acabou e estamos no pior momento de expansão da variante ômicron, sem contar os inúmeros casos de surto de gripe. Enquanto falta testagem e atendimento adequado às síndromes gripais, sobre tolerância ao intolerável”, complementou.
Entre as novas medidas do decreto que passam a valer a partir desta terça-feira (8) e vão até o dia 7 de março, está a proibição da realização de eventos de lazer coletivo em municípios que não tenham atingido pelo menos 75% da população imunizada com a segunda dose. Atualmente, apenas 11 municípios Sergipanos atingiram 75%. Em Aracaju, 73% da população está vacinada com a segunda dose, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
“Na condição de vereadora, questiono o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju e a sua fiscalização de cumprimento dos protocolos, sobre a autorização para festas com aglomeração. Afinal de contas, o decreto vale pra quem? Estamos de olho e iremos cobrar!”, finalizou a parlamentar.
Leia mais:
Carnaval: Sergipe limita shows e festas apenas para cidades com campanha de vacinação acima 75%
Bloquinho do Bell registra aglomeração de pessoas sem máscara em Aracaju; veja vídeo
Leia os termos de uso