Política


Arthur Lira diz que impeachment não é assunto para candidato à presidência da Câmara


Publicado 25 de janeiro de 2021 às 10:21     Por Fernanda Sales     Foto Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Candidato à presidência da Câmara dos Deputados com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Arthur Lira (PP-AL) defendeu o voto eletrônico, ao contrário do presidente, que pediu voto impresso nas eleições de 2022. Em entrevista ao Uol nesta segunda-feira (25), o deputado afirmou que “o voto eletrônico evitou muita fraude” e ainda comentou que o impeachment de Bolsonaro “não é assunto para candidato à presidência da Câmara”.

“Eu confio no sistema atual eletrônico e acho que o Brasil é exemplo. O voto eletrônico evitou muita fraude. Temos que avaliar que versões estão sendo postas e porque o processo está sendo contestado. Existem algumas iniciativas já em tramitação na Câmara e eu sempre vou respeitar o que está sendo discutido na Casa”, disse o candidato.

Sobre a possibilidade de abertura de impeachment de Bolsonaro, Lira respondeu: “Não é assunto para um candidato à presidência da Câmara. Esse é um tema de responsabilidade do presidente Rodrigo Maia, e não quero usurpar nem um dia do mandato dele. Recebeu dezenas de pedidos e não deu andamento a nenhum deles”, afirmou.

Com relação ao atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o parlamentar fez críticas e disse que Maia “só emite a opinião dele e cala as vozes dos demais” no comando da Casa. “O próximo presidente da Casa não deve ser nem líder do governo nem da oposição. Precisa, sim, ser da Câmara dos Deputados, preservando a independência da instituição e a harmonia entre os parlamentares e outros poderes”, comentou ele.

Durante a entrevista, Lira defendeu uma gestão independente caso seja eleito para o cargo. “Para mim, independência, de fato, é quando a Câmara tem a liberdade para discutir qualquer assunto. Também se traduz quando damos voz a todos. Ela deveria expressar, ainda, o desejo da população, na proporcionalidade dos partidos que estão ali. Independência é dar transparência para o que se vai discutir e não esperar pela surpresa do dia”, finalizou.

Leia mais:
‘O modus operandi da Câmara vai mudar’, promete Arthur Lira caso seja eleito presidente da Casa
Apoiadores de Bolsonaro convocam caravanas pelo país a favor de Arthur Lira e voto impresso



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso