Política


Assessor do Planalto publicava ataques a adversários de Bolsonaro em páginas removidas pelo Facebook


Publicado 03 de agosto de 2020 às 09:21     Por Peu Moraes     Foto Reprodução / Redes Sociais

As páginas nas redes sociais com conteúdo bolsonarista removidas pelo Facebook por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no último dia 08 de julho, tentavam manipular discussões na internet, difundiam fake news e atacavam adversário da família do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As informações foram exibidas no jornal Fantástico, da rede Globo, neste domingo (02).

De acordo com a reportagem, entre os administradores dos perfis está o assessor especial do presidente, Tércio Tomaz, que trabalha no Palácio do Planalto. Além de uma conta pessoal, o assessor mantinha outras duas, anônimas, chamadas de Bolsonaro News. Tércio é acusado por parlamentares de integrar o gabinete do ódio, grupo suspeito de promover ataques virtuais a desafetos dos Bolsonaro. Na página Bolsonaro News, Tércio se dedicou a atacar adversários políticos, principalmente o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro.

A conta também publicou notícias falsas sobre a pandemia do coronavírus, o assessor postou um vídeo em que tira de contexto uma entrevista do diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o isolamento social. No mesmo dia, Bolsonaro compartilhou o vídeo, dizendo que a OMS defendia a reabertura das cidades. No dia seguinte, foi desmentido pelo diretor da OMS.

Leia mais
Após divulgar fake news contra Jean Wyllys, empresário bolsonarista é condenado a pagar mais de R$ 41 mil
Câmara dos Deputados prepara ciclo de debates para discutir financiamento de notícias falsas
Blogueiro bolsonarista recebe ‘não’ de advogados do presidente após pedir que o defendam de graça, diz colunista
Contas de bolsonaristas em redes sociais no exterior são bloqueadas por determinação de Alexandre de Moraes



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso