Política


Avaliação do governo Bolsonaro cai em 23 das 26 capitais brasileiras durante eleições municipais, diz jornal


Publicado 26 de novembro de 2020 às 09:41     Por Eduardo Costa     Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A avaliação do governo Jair Bolsonaro (sem partido) caiu em 23 das 26 capitais brasileiras durante as eleições municipais de 2020, entre os meses de outubro em novembro. Segundo o jornal O Globo, que comparou os números de pesquisas Ibope da época eleitoral até a mais recente, considerando-se a margem de erro, nenhuma capital teve aumento de índice de aprovação do presidente.

Em 23 capitais houve queda no índice do governo como “ótimo ou bom”, e em 14 delas a queda foi maior que a margem de erro. Além disso, em 12 capitais o índice de “ruim ou péssimo” subiu acima da margem de erro. Em setembro, antes da eleição, pesquisa Ibope mostrava que 40% da população o avaliava como “ótimo e bom”, 29% como “regular” e 29% como “ruim e péssimo”.

A maior queda foi em João Pessoa, onde a avaliação como “ótimo ou bom” caiu de 43% para 30%. Em Manaus (AM) ela foi de 54% para 42%, e em Rio Branco (AC) de 48% para 39%. Em 12 capitais não houve variação no índice de aprovação, considerando-se a margem de erro. A melhor capital em avaliação a Jair Bolsonaro é Boa Vista (RR), onde o índice chega a 58%. A pior é Salvador (BA), com 15%.

Nas eleições municipais, tal queda acabou se refletindo nas urnas. Bolsonaro apoiou publicamente seis candidatos a prefeitos em capitais. Destes, quatro caíram no primeiro turno e dois foram para o segundo turno sem liderar as intenções de voto.

Leia mais:
Após derrotas, Bolsonaro não quer se envolver no segundo turno das eleições; diz site



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso