Política


Câmara de Aracaju aprova em primeira discussão PL do Executivo que suspende pagamentos à Previdência


Publicado 13 de agosto de 2020 às 15:35     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Câmara Municipal de Aracaju

O Projeto de Lei Complementar (PLC) N° 5/2020, que autoriza a prefeitura de Aracaju a suspender o pagamento da parte patronal da previdência dos servidores até o final do ano, foi aprovado em primeira discussão com 14 votos sim e sete não. Antes de ir a Plenário, o PLC passou pelas Comissões de Justiça e Redação; e Finanças, obtendo parecer favorável em ambas, nesta quinta-feira (13).

O texto do Executivo gerou polêmica na Casa Legislativa, pois, segundo os vereadores de oposição, a gestão municipal não apresentou dados que comprovem que a prefeitura enfrenta dificuldade financeira durante a pandemia de covid-19. A Câmara chegou a aprovar, na quarta-feira (12), um requerimento de urgência para votação do texto, por 16 votos a cinco.

De acordo com a líder da oposição, vereadora Emília Corrêa (Patriota), os recursos federais enviados para o combate à covid-19 foram fartos e, apesar da pandemia do novo coronavírus ter abalado a economia, Aracaju não foi afetada a ponto de precisar usar o dinheiro do Fundo Previdenciário.

Na manhã desta quinta-feira (13), os parlamentares participaram de uma reunião com os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio de Oliveira; Municipal da Fazenda, Jeferson Passos, e Municipal de Governo (em exercício), Nildomar Freire Santos; e a presidente da Aracaju Previdência, Avilete Ramalho.

Segundo Jeferson Passos, por causa da crise causada pela pandemia é necessário que a Administração da cidade adeque as despesas por conta da queda de receitas e gastos extras com o enfrentamento da covid-19, principalmente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além disso, ele alegou que o PCL está amparada na Lei Federal Complementar n° 173, de 27 de maio de 2020.

“O que estamos fazendo é um conjunto de medidas para amenizar a situação provocada pela pandemia. Todos nós sabíamos que iria haver uma queda de receita, mas o que não sabíamos é que a pandemia e seus efeitos iriam durar tanto”, alegou.

Ainda na sessão remota, o Projeto de Lei Nº 339/2019 foi retirado de pauta pelo autor, Elber Batalha (PSB), a propositura que denomina Rua Paulo José Santos a atual Rua Lênio de Moura Moraes, no Conjunto Augusto Franco, Bairro Farolândia. Após a rejeição da proposta a sessão foi encerrada por causa da notícia do falecimento do irmão da vereadora Emília.

Leia mais:
‘Prefeitura quer jogar dívida da contribuição patronal mais para frente’, afirma Emília Corrêa
Oposição e situação têm dúvidas, diz Lucas Aribé sobre PL do Executivo que suspende pagamentos à Previdência
Líder do governo na Câmara de Aracaju afirma que PL que suspende pagamentos da previdência tem amparo legal
Após ser acusada de pedalada fiscal, prefeitura de Aracaju explica pausa no pagamento do repasse previdenciário
Não há sentido para prefeitura suspender contribuição previdenciária, avalia Elber Batalha
Câmara aprova urgência na votação de PL que suspende pagamento da prefeitura de Aracaju na Previdência



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso