Saúde
Covid-19: Governo Federal dispõe de recursos suficientes para imunizar população
O Governo Federal através do Ministério da Saúde possui recursos suficientes para aquisições do imunizante para toda população brasileira contra o novo coronavírus (covid-19). O Plano Nacional de Imunização contra a doença que está em curso tem enviado sistematicamente doses de vacinas para estados e municípios.
O presidente do Consórcio do Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), reconhece a demora na chegada dos imunizantes, mas confirma que o Ministério da Saúde tem cumprindo o papel de distribuir as doses quando as mesmas ficam disponíveis. A pasta Federal da Saúde já destribuiu mais de 90 milhões de doses para todos os estados. Até esta terça-feira (25), mais de 50 milhões de brasileiros já foram vacinados contra a doença.
Ainda conforme uma fonte, o presidente do Consórcio do Nordeste ressaltou que não falta dinheiro para o Governo Federal comprar as vacinas, mas que faltam vacinas no mercado para serem compradas, uma vez, que houve uma demora por parte do Poder Executivo de apresentar interesse na compra por imunizantes. Contudo, o Ministério da Saúde tem buscado ir ao mercado para assinar acordos e contratos. No início de março deste ano, a pasta nacional da Saúde adquiriu, por exemplo, 414 milhões de doses de vacina contra covid-19, que serão distribuídas a todos os estados até o fim de 2021 e permitirão a imunização gratuita de todos os brasileiros que optarem pela vacinação.
O governo brasileiro também concluiu a assinatura dos contratos com a farmacêutica norte-americana Pfizer e com a belga Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, para comprar 138 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), também sancionou, a lei que autoriza o Executivo Federal a aderir ao consórcio Covax Facility, formado por mais de 150 países, para impulsionar o desenvolvimento de vacinas. O primeiro lote, com mais de 1 milhão de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, já chegou ao país.
Em dezembro, o Congresso aprovou a Medida Provisória 994/20, que abriu crédito extraordinário de R$ 1,995 bilhão para compra de tecnologia e a produção de uma vacina contra a covid-19. Os recursos serão destinados para custear contrato entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, e o laboratório AstraZeneca. Até o momento, o Brasil já imunizou mais de 16 milhões de pessoas, número superior aos infectados pela covid-19 no país.
Leia mais:
CPI Covid-19: Comissão vota convocação de governadores e prefeitos nesta quarta-feira (26)
Após 11 meses, Operação Serôdio pode levar Edvaldo Nogueira para depor na CPI Covid-19
Câmara aprova MP que destina R$ 1,995 bilhões para compra de vacina
São Paulo entrega hoje mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao Brasil
Brasil recebe 1,02 milhão de vacinas do consórcio Covax-Facility neste domingo (21)
Leia os termos de uso