Política


João Daniel declara apoio ao candidato Baleia Rossi para a presidência da Câmara dos Deputados


Publicado 06 de janeiro de 2021 às 11:00     Por Fernanda Sales     Foto Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Deputado federal por Sergipe e presidente do PT no estado, João Daniel declarou o apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) para presidência da Câmara dos Deputados. Baleia Rossi é o candidato do atual chefe do Legislativo, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e disputará o cargo com o candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Arthur Lira (PP-AL).

Na segunda-feira (4), o PT já havia anunciado apoio ao emedebista, que votou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). De acordo com João Daniel, o voto não é diretamente para Baleia, mas no projeto do candidato que traga mais independência à Casa Parlamentar. “Defendermos um programa que a Câmara pudesse atuar com o verdadeiro papel do parlamento, na verdade, não estou votando em Balei Rossi, não tenho nenhuma relação com ele como parlamentar, mas estou defendendo um projeto do qual a bancada do Partido dos Trabalhadores irá assumir, para debater uma Câmara forte, que atue com independência”, explicou ele em entrevista à Jornal FM nesta quarta-feira (6).

Segundo o deputado, o PT fez um debate com a bancada e definiu pela formação do bloco. “A bancada do PT é a maior da Câmara e nós trabalhamos a ideia de ter segundo turno. Ou seja, se Bolsonaro tem um candidato, o centro, liderado por Rodrigo Maia tem um bloco razoável, e a oposição formaria um terceiro bloco. Porém a oposição no máximo chegaria a 130 votos”, declarou.

O petista também revelou que não tem nada contra Arthur Lira, mas, segundo ele, o que Bolsonaro vem fazendo é tentar tirar o papel da democracia, das instituições e dos importantes programas e serviços da população. “Terei uma reunião com Baleia Rossi e com 20 deputados federais com as organizações do campo, para saber os principais pontos que esses grupos defendem. Então, estamos defendendo o programa que não é o máximo, mas é o mínimo, para defender essas questões sociais. Não podemos aceitar a destruição, por exemplo, do sistema da Petrobrás, nem aceitar a privatização dos Correios, só porque atende interesses do filho de Bolsonaro. Então, esse é o sentido de votarmos em Baleia Rossi”, finalizou o deputado.

Leia mais:
Após apoio do PT, Baleia Rossi atinge maioria entre apoios à presidência da Câmara; veja placar
Com novos apoios a Baleia Rossi na Câmara, Bolsonaro paralisa reforma ministerial



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso