Política


Líderes do governo admitem novo Bolsa Família e reforma tributária apenas em 2021, diz site


Publicado 02 de outubro de 2020 às 10:43     Por Eduardo Costa     Foto Arquivo/Agência Brasil

Líderes do governo no Congresso Nacional e assessores do Palácio do Planalto já admitem que o novo Bolsa Família e a reforma tributária devem ficar apenas para 2021. Segundo revelado pelo UOL, eles admitem que faltam votos e consenso para definir o financiamento do programa social e a criação de um novo imposto sobre transações.

O Governo Federal defende o imposto para reduzir ou acabar com a contribuição patronal de 20% sobre a folha de salários, mas parte do Congresso rejeita a ideia. Já no caso do novo programa para o lugar do Bolsa Família, o problema tem sido encontrar recursos para o pagamento dos benefícios. Todas as propostas até agora foram vetadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo a matéria, até mesmo o nome gera divergências. Há uma dúvida se o programa irá se chamar Renda Cidadã ou Renda Brasil. Lideranças governistas estão se reunindo frequentemente com bancadas partidárias para tentar chegar a um acordo, mas está longe de haver uma definição.

Ao UOL, um líder parlamentar em sigilo afirmou que a proximidade das eleições municipais e a votação do Orçamento para 2021 podem ser impeditivos nas mudanças. A probabilidade de aprovação fica maior para o ano que vem por conta das próprias eleições, que serão bem próximas ao Natal.

Uma proposta que tem sido debatida é a possibilidade de inclusão na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de regras para garantir a manutenção da desoneração da folha de pagamento em 17 setores. A tributação de lucros e dividendos também tem é discutida por aliados do Executivo.

Leia mais:
“Não tem de onde tirar”, diz Mourão sobre recursos para Renda Cidadã
Alessandro Vieira propõe que Governo Federal faça mais tributação de bancos para custear Renda Cidadã



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso