Política
‘Não resolve o problema, mas ajuda’, diz Maria do Carmo Alves sobre suspensão de cobrança do ICMS
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) também apoiou a decisão do governador Belivaldo Chagas (PSD) em suspender pelos próximos três meses o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em Sergipe, para micro, pequenas e médias empresas optantes do Simples Nacional.
“Sabemos que é apenas um socorro bem pontual, não resolve o problema, mas de alguma forma ajuda a esses segmentos que têm sofrido duro impacto com toda essa crise provocada pelo coronavírus que já dura mais de um ano. Toda ajuda é bem-vinda”, disse a parlamentar.
A medida foi aprovada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional e beneficia 17 mil empresas no estado. Segundo Maria do Carmo, é uma forma de manter os empreendimentos que são os maiores responsáveis pela geração de emprego e renda no país.
“No ano passado, em pleno pico da pandemia, esses empreendedores precisaram fechar as suas portas, como forma de cessar a proliferação do vírus. Sem faturamento, muitos não conseguiram reabrir e os que voltaram a funcionar têm enfrentado sérias dificuldades para se sustentar”, relembrou a senadora.
Além de Maria do Carmo, o senador Rogério Carvalho (PT) também apoiou a proposta do governo estadual. Segundo ele, “vidas importam mais”.
De acordo com Belivaldo, o adiamento do pagamento para o período de apuração de março se dará em duas parcelas, nos meses de julho e agosto. Já com relação ao mês de abril, o valor deve ser pago nos meses de setembro e outubro; e o de maio em novembro e dezembro.
Leia mais:
‘Vidas importam mais’, destaca Rogério Carvalho após Belivaldo Chagas suspender cobrança do ICMS
Belivaldo suspende pagamento do ICMS para 17 mil empresas sergipanas por 90 dias
Leia os termos de uso