Saúde


‘Passou da hora de encerrar o concurso de propostas inúteis’, diz Alessandro sobre enfraquecimento do SUS


Publicado 28 de outubro de 2020 às 13:00     Por Fernanda Sales     Foto Wlademir Barreto / Agência Senado

O senador Alessandro Viera (Cidadania),afirmou nesta quarta-feira (28) que nenhuma proposta que enfraqueça o Sistema Único de Saúde (SUS) vai prosperar no Congresso Nacional. O parlamentar destacou que “foi o SUS, com todas as dificuldades, quem segurou o momento mais duro da pandemia. Precisamos é cuidar do reforço no financiamento. E já passou da hora de encerrar o concurso de propostas inúteis”, afirmou o senador.

“Nenhuma proposta que venha enfraquecer o SUS vai prosperar no Congresso Nacional. Foi o SUS, com todas as dificuldades, quem segurou o momento mais duro da pandemia. Precisamos é cuidar do reforço no financiamento. E já passou da hora de encerrar o concurso de propostas inúteis”, afirmou o senador.

A declaração é referente ao decreto assinado por Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, autoriza a equipe econômica a preparar um modelo de privatizações para unidades básicas de saúde. A medida publicada, na terça-feira (27), no Diário Oficial da União.

O texto inclui a política de fomento ao setor de atenção primária à saúde no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. O decreto delega à equipe econômica a “preparação de estudos de alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a construção, uma modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.

O decreto tem o objetivo de “somente permitir que sejam realizados ou contratados estudos multidisciplinares” para analisar a situação atual das Unidades Básicas de Saúde (UBS), controladas pelo SUS, assim como apresentar possíveis alternativas de melhorias e constatar “a viabilidade (ou inviabilidade) de aplicação concreta daquelas alternativas” apresentadas.

Segundo o governo, os estudos terão a finalidade inicial de estruturar projetos pilotos, cuja seleção será estabelecida em ato da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia.

Nesta quarta-feira, o termo #ProtejamOSUS  e #DefendamoSUS vem ocupando as primeiras posições entre os assuntos mais comentados no Twitter.

Leia mais:
Em meio à pandemia, decreto permite estudo de privatização de unidades de saúde no Brasil



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso