Política


Petistas pressionam para Rogério Carvalho ser impedido de lançar candidatura ao governo de Sergipe, diz jornal


Publicado 01 de dezembro de 2021 às 15:52     Por Redação AjuNews     Foto Roque de Sá / Agência Senado

A direção do PT tem sido pressionada por membros do partido para punir o senador por Sergipe, Rogério Carvalho (PT), que votou a favor das emendas de relator, conhecidas como ‘orçamento secreto’, na segunda-feira (29). O voto a favor contrariou a orientação da sigla e o posicionamento dos colegas de bancada. As informações foram publicadas pela coluna Painel, da Folha de São Paulo, nesta terça-feira (30).

De acordo com a publicação, a expulsão de Rogério do PT é considerada exagerada, no entanto, petistas pediram para que o partido não lance seu nome como candidato a governador de Sergipe, como afirmou o secretário de Comunicação do PT, Jilmar Tatto. “Não é caso de expulsão, mas tem gente no PT achando que agora ele não deve ser candidato a governador”, afirmou.

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), destacou que o voto do senador sergipano foi “muito grave”. De acordo com Gleisi, se houver punição, decorrerá da decisão de instância partidária.

Durante sessão na Comissão de Constituição e Justiça, nesta terça (30), Rogério afirmou que seu voto não foi por questão de mérito, e sim para defender a autonomia do Legislativo que, segundo ele, votou por unanimidade para o orçamento de 2021 através das emendas RP9.

“Não era uma questão de mérito acreditar ou não em um modelo de execução orçamentária, é de defender a autonomia do Poder Legislativo em relação a outros poderes. Neste sentido, eu queria deixar claro aqui que a minha posição na votação de ontem foi uma votação não a favor do mérito, mas a favor da autonomia da Casa Parlamentar”, disse o senador. Ainda de acordo com o petista, em seu voto separado, ele é contra às emendas do relator.

Após o voto favorável de Rogério, o PT se manifestou nas redes sociais atribuindo que o senador por Sergipe é que deve responder por não seguir a orientação partidária. A proposta foi aprovada pelos senadores durante sessão do Congresso Nacional nesta segunda-feira (29).

Leia mais:
Rogério Carvalho se posiciona após voto favorável ao ‘orçamento secreto’: “Não foi por questão de mérito”



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso