Política


‘Por que a Anvisa não interferiu na defesa da vida?’ questiona Rogério Carvalho sobre uso da cloroquina


Publicado 11 de maio de 2021 às 18:10     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução/ PT

O senador sergipano Rogério Carvalho (PT) questionou o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, nesta terça-feira (11), sobre posicionamento da agência frente à indicação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) do uso de cloroquina para tratamento, sem comprovação científica, de pacientes com o novo coronavírus (covid-19).

Para o senador a Anvisa deveria ter interferido no protocolo que autoriza a cloroquina no combate à covid-19. “Por que a Anvisa não interferiu na defesa da vida, quando a cloroquina foi indicada sem aparo científico para uso massivo da sociedade brasileira”, disse Rogério.

Ele também indagou à Anvisa sobre intervenção do governo de Bolsonaro no caso da ivermectina, um outro medicamento sem comprovação científica. O parlamentar criticou a agência por ter retirado de sua documentação os efeitos colaterais do medicamento.

“No site da Anvisa sai um documento não recomendando a ivermectina para o tratamento da Covid-19 ou para combater o coronavírus e diz quais são os efeitos colaterais. O que aconteceu que, dias depois, a mesma Anvisa troca o documento retirando os efeitos colaterais e ainda mantém de que aquilo não tem efeito efetivo, mas retira os efeitos colaterais. Que tipo de interferência a Anvisa se submeteu e por que ela mudou de posição?”.

Outro tema abordado pelo senador foi a não aprovação do uso emergencial da vacina russa Sputnik V pela agência. O petista apresentou um estudo do professor titular, doutor em genética e virologista, Amilcar Tanuri, que atesta a eficácia e a segurança do imunizante, quando comprada com outras vacinas já registradas no Brasil.

“O dilema da aprovação da Coronavac se repete com a Sputnik. O motivo? Bolsonaro articula a obstrução para que os governadores não consigam colocar mais vacinas que o governo federal à disposição da população do Brasil p/ salvar vidas”, disse Rogério.

Leia mais
Rogério Carvalho deve ser o candidato do PT ao Governo de Sergipe em 2022



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso