Política


Por unanimidade, deputados sergipanos votam por manter Daniel Silveira preso


Publicado 20 de fevereiro de 2021 às 09:06     Por Peu Moraes     Foto Arquivo / Câmara dos Deputados

Os oito deputados federais por Sergipe votaram pela manutenção da prisão do colega de parlamento Daniel Silveira (PSL). A sessão semipresencial no plenário da Casa Legislativa aconteceu, nesta sexta-feira (19). Fábio Reis (MDB), Fábio Henrique (PDT), Fábio Mitidieri (PSD), João Daniel (PT), Gustinho Ribeiro (Solidariedade), Laércio Oliveira (PP), Valdevan Noventa (PL) e Bosco Costa (PL), acompanharam o voto da relatora Magda Mofatto (PL), que recomendou que a prisão de Silveira fosse mantida.

Magda Mofatto afirmou que o parlamentar não “fazia meras conjecturas, mas dava a entender que existia um risco concreto aos integrantes do STF” por meio de xingamentos e ameaças de cassação dos magistrados com ações inconstitucionais. Agora, além de processo no Conselho de Ética da Câmara que pode levar à cassação de seu mandato, Silveira ainda deverá ter de responder a uma ação no PSL que pode expulsá-lo da legenda. O parlamentar também foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e é alvo de dois inquéritos no Supremo, um por atos antidemocráticos e outro por fake news.

Silveira foi preso na terça-feira (16), no Rio de Janeiro, por ordem expedida pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Antes, ele havia divulgado um vídeo nas redes sociais com ataques a ministros da Corte, em especial, a Edson Fachin, Gilmar Mendes e ao próprio Moraes. A PGR também denunciou ao STF, o deputado, sob a acusação de agredir verbalmente e ameaçar ministros da Corte, incitar a violência, tentar impedir o livre exercício dos poderes Legislativo e Judiciário e estimular a animosidade entre as Forças Armadas e o STF.

Leia mais:
Câmara decide pela manutenção da prisão de Daniel Silveira determinada pelo Supremo
Confira os posicionamentos dos deputados sergipanos sobre a prisão de Daniel Silveira



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso