Política
‘Vamos instaurar e descobrir quem incentivou’, afirma Icaro de Valmir sobre CPMI do 8 de janeiro
O deputado federal por Sergipe, Icaro de Valmir (PL), afirmou ao AjuNews que após divulgações de novas imagens e apoio da base governista, o Congresso Nacional vai instaurar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) relacionada aos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro nas sedes dos Poderes da República.
“Acredito que a gente vai conseguir sim instaurar a CPMI e descobrir quem praticou, incentivou e até se eximiu em relação àqueles temíveis atos aos Poderes da República”, disse, nesta quarta-feira (26), ao site.
Ainda conforme o parlamentar, para que ocorra qualquer discussão no país é necessária uma democracia estável. “O único sentimento que tenho é o de buscar a verdade sobre o que aconteceu. Para que qualquer discussão ocorra no país, precisamos ter uma democracia estável. O que torna esse um tema de suma importância para os brasileiros, é basilar”, finalizou.
O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD), deve ler nesta quarta-feira, o requerimento de criação da comissão parlamentar mista de inquérito que vai investigar os atos golpistas de 8 de janeiro.
Está marcada uma sessão conjunta do Congresso, com deputado e senadores, para o início da tarde. Com a leitura do requerimento, a CPI é oficialmente criada. A etapa seguinte, que não precisa ser cumprida nesta quarta, é os partidos indicarem membros para a comissão.
De acordo com o G1, até o fim da noite de terça (25), 239 dos 513 deputados haviam assinado o requerimento. O mínimo para a criação são 171. No Senado, foram 38 assinaturas. O mínimo são 27. Nenhum parlamentar do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o requerimento.
Leia os termos de uso