Saúde


Vereadora Sheyla Galba destaca habilitação do HU-UFS para atuar em oncologia


Publicado 18 de fevereiro de 2021 às 14:01     Por Fernanda Sales     Foto Arquivo / Hospital Universitário

A vereadora de Aracaju, Sheyla Galba (Cidadania), informou que o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) obteve a habilitação do Ministério da Saúde para tornar-se referência em oncologia. De acordo com a parlamentar, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, nesta quinta-feira (18), o Hospital passa a contar com uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon.

Segundo a vereadora, está é uma importante conquista para os pacientes com câncer do estado, já que a habilitação do Hospital Universitário garante uma tranquilidade aos pacientes. “Uma vez que, além das cirurgias, o HU-UFS também já está realizando quimioterapia. Seguiremos lutando para que a unidade também disponibilize o tratamento de radioterapia”, disse a parlamentar durante a sessão.

Sheyla Galba lembrou ainda que a falta desta habilitação havia provocado a suspensão das cirurgias oncológicas no hospital. Para ela, diversos pacientes tiveram o tratamento interrompido. “Diante da situação, o Mulheres de Peito, o Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério Público Federal (MPF) abraçaram a causa para que o Hospital Universitário fosse habilitado e pudesse tornar-se uma Unacon”, destacou.

Ainda de acordo com a parlamentar, Aracaju tem grande possibilidade de ser referência no tratamento oncológico. “Uma vez que já temos o Hospital de Cirurgia, que já realiza a quimioterapia e procedimentos cirúrgicos e, em março, retoma a radioterapia. Temos ainda o Hospital João Alves Filho que também faz cirurgias, quimioterapia e radioterapia. E agora a habilitação do Hospital Universitário. Fica a nossa satisfação em ver que as coisas estão acontecendo”, finalizou.

A Unacon do HU-UFS faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi criada a partir da autorização prevista na Portaria do Gabinete do Ministro do Ministério da Saúde (GM/MS). A unidade presta uma assistência integral e sistematizada na oferta de serviços de oncologia e hematologia, incluindo as cirurgias oncológicas, as quimioterapias e outros tratamentos correlatos.

Para atendimento no serviço, o interessado deve apresentar um exame de biópsia que confirme o câncer e um encaminhamento médico. Além disso, a pessoa não pode estar cadastrada em outra Unacon.

Leia mais:
Sheyla Galba solicita que prefeitura de Aracaju inclua pacientes oncológicos na primeira fase da vacinação contra a covid-19



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso