Saúde


Gripe H3N2 mata primeira pessoa em Sergipe


Publicado 28 de dezembro de 2021 às 19:14     Por Peu Moraes     Foto Valter Sobrinho / SES

A secretaria estadual da Saúde de Sergipe (SES) confirmou a primeira morte causada pelo vírus Influenza A H3N2 no estado. A informação veio por meio do Alerta Epidemiológico divulgado durante reunião com os gestores da rede hospitalar, nesta terça-feira (28). A pasta da saúde disse que o óbito foi de uma mulher de 36 anos, moradora de Aracaju, que morreu em decorrência de complicações provocadas pelo vírus.

Ainda confirme a SES, até esta segunda-feira (27), foram identificadas 257 amostras positivas para Influenza A H3N2, entre as testadas no Laboratório Central de Sergipe (Lacen-SE). Foi identificada também a circulação do vírus em 32 municípios sergipanos.

O vírus Influenza pode causar o quadro clássico de Síndrome Gripal (SG) ou o quadro mais grave de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), assim como ocorre com outros vírus respiratórios.

Entre as amostras confirmadas, 253 foram de casos de Síndrome Gripal (SG), distribuídas em ambos os sexos e em todas as faixas etárias, com maior concentração na terceira década de vida. Das outras quatro, houve registro de casos que necessitaram de internação. Os casos de SRAG são:

Um menino de 11 anos, residente em Aracaju, apresentou boa evolução e teve alta em 16 de dezembro. Um mulher idosa de 86 anos, residente em Itabaianinha, internada no Hospital Regional de Estância.

Outra mulher idosa de 85 anos, residente em Tomar do Geru, internada no Hospital Regional de Estância. A quarta paciente é uma mulher de 36 anos, residente no município de Aracaju e que veio a falecer.

Segundo a Secretaria, a paciente era portadora de bronquite asmática. Ela morreu no dia 20 passado e, após investigação, foi confirmada a presença de Influenza A H3N2.

Leia mais:
Gripe influenza H3N2 circula em 31 municípios sergipanos, afirma SES
Aracaju registra mais de 500 atendimentos a pacientes com síndromes gripais nesta segunda (27)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso