Saúde


SMS requisita hospital particular para receber pacientes do Nestor Piva


Publicado 01 de junho de 2021 às 18:33     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução

Em despacho no Diário Oficial de Aracaju, feito pelo gabinete da secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barbosa, a Prefeitura de Aracaju determinou a requisição administrativa de imóvel e bens do Hospital e Maternidade Sempre Viva, na Zona Sul da cidade. O intuito é utilizá-lo no atendimento de pacientes com o novo coronavírus (covid-19), em especial os que estavam internados no Hospital Nestor Piva, onde ocorreu o incêndio que vitimou cinco pessoas, na última sexta-feira (28).

Com o estado de emergência e calamidade pública por conta da pandemia ainda em vigência em Sergipe, a prefeitura pode fazer a administração direta ou indireta da unidade. Isso inclui o uso dos profissionais que já atuam na unidade, sem necessariamente gerar vínculo empregatício ou estatutário com a administração pública.

A situação pode durar até o fim do estado de emergência ou a critério da gestão municipal, que fica responsável por quantificar e quitar os custos oriundos da requisição feita.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), embora tenha escolhido a unidade, pode não a utilizar. Isso porque o local necessita de muitas adaptações estruturais, o que levaria no mínimo 15 dias para serem concluídas. “Além disso, mesmo que as adaptações fossem iniciadas, a estrutura comportaria apenas 14 leitos, o que não atende a atual necessidade do município”, cita a secretaria.

O incêndio
Pacientes que estavam internados na ala covid-19 do Nestor Piva precisaram ser realocados em outras unidades hospitalares de Aracaju, após o incêndio na sexta (28). O processo de transferência vitimou cinco pessoas. No último domingo (31), foram retomados os atendimentos no hospital.

Leia mais:
Após incêndio, Hospital Nestor Piva retoma atendimentos neste domingo (30)
Comissão de Saúde da Câmara de Aracaju debaterá situação do Hospital Nestor Piva nesta segunda (31)
Saúde de Aracaju tem 48 horas para esclarecer ao MP-SE incêndio no Nestor Piva



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso