Turismo


Após impacto da pandemia, Sergipe planeja retormada do turismo para 2021


Publicado 07 de dezembro de 2020 às 10:00     Por Fernanda Sales     Foto Marcelle Cristinne/ Prefeitura de Aracaju

A pandemia da covid-19 afetou diretamente o turismo em todo o país e apesar de ainda não ter chegado ao fim, o Governo de Sergipe já planeja uma retomada segura para 2021, adotando os protocolos sanitários de enfrentamento ao vírus. Com a flexibilização das medidas de isolamento e a retomada gradual do turismo, viajantes vêm pensando a longo prazo e já buscam seus próximos destinos. Segundo análise de um dos principais estudos latino-americanos lançado anualmente pelo buscador de voos Viajala.com.br, houve um aumento de 35% na procura do destino Sergipe pelos viajantes brasileiros.

Ao AjuNews, o secretário de Turismo de Sergipe, Sales Neto, destacou uma pesquisa de consumo interno apontando que cerca de 98% dos turistas que vem ao estado dizem que suas expectativas foram atendidas ou superadas e que recomendariam Sergipe aos amigos e parentes.

O secretário afirmou que esteve em São Paulo e mobilizou reuniões com operadoras de turismo e companhias aéreas para estimular o turismo sergipano. “Estamos estimulando o turismo através da divulgação e impulsionando campanhas nas redes sociais nos estados do Nordeste, que irá até o fim do ano, com o objetivo de atrair os turistas regionais, de estados como Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Além de parcerias com as operadoras de turismo do Brasil”, disse ele, acrescentando que também busca recursos, junto ao Governo Federal, para ampliar a promoção do destino sergipano.

Avança Sergipe
Para Sales Neto, o programa Avança Sergipe prevê investimentos que vão desde obras a estímulos ao setor de turismo com ações promocionais; campanha publicitária; convênio de mídia compartilhada e participação em feiras de turismo. “A urbanização da Orla Sul faz parte de um dos eixos do programa Avança Sergipe, e a conclusão Centro de Convenções de Sergipe, previsto para início de 2021, vai nos colocar de vez nos trilhos do turismo de negócios”, enfatizou.

Adequação no aeroporto de Aracaju
Em reunião virtual realizada em novembro, o secretário conversou com diretores da Concessionária Aeroportos Nordeste do Brasil (Aena Brasil), que administra o Aeroporto Santa Maria. Segundo ele, a empresa começará novas adequações em Aracaju ainda este ano. “No início de 2021, será apresentado um projeto mais amplo de reforma estrutural, priorizando mais conforto aos passageiros. A primeira fase de adequação dos terminais de passageiros do Aeroporto de Aracaju, estimado ainda para 2020, deverá incluir melhorias na climatização, reformas de sanitários, iluminação, sinalização e pintura”.

“Retomada do Turismo” do Governo Federal
O Governo Federal realizou o lançamento do programa de “Retomada do Turismo” no Palácio do Planalto, em Brasília, evento no qual o secretário Sales Neto também participou em novembro. Na oportunidade, o presidente Jair Bolsonaro, ao lado do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, lançaram as bases do plano nacional para retomada da atividade econômica do turismo.

Para a retomada, será trabalhado um conjunto de programas, projetos e ações organizados em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens. O Ministério do Turismo pretende alcançar resultados efetivos até 31 de julho de 2021.

Leia mais:
Vereador eleito, Fabiano Oliveira confirma Pré-Caju e promete trabalhar para “alavancar turismo de eventos”
Governo anuncia Consulta Pública para Concessão Onerosa do Centro de Convenções de Sergipe
Turismo deixou de ganhar R$ 41,6 bilhões desde o início da pandemia



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso