Polícia
Em quatro meses, Sergipe registra 51 denúncias de discriminação racial
Sergipe registrou 51 denúncias relacionadas a discriminação racial nos primeiros quatro meses de 2020. Desse total, oito são referentes ao crime de racismo e 43 ao de injúria racial. Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SE), divulgados nesta quinta-feira (13), Dia Nacional da Denúncia Contra o Racismo.
De acordo com o balanço, em comparação com o mesmo período de 2019, houve redução do número de denúncias. No ano passado foram contabilizados 162 registros desses crimes, dos quais 24 foram por racismo e 138 por injúria racial.
Em Aracaju, no primeiro quadrimestre deste ano, a Delegacia de Atendimento a Crimes Homofóbicos, Racismo e Intolerância Religiosa (Dachri) instaurou 10 inquéritos policiais, dos quais quatro foram de racismo e seis de injúria racial. Os inquéritos policiais foram remetidos para a Justiça. Em 2019, até abril, foram 22 inquéritos, sendo nove por racismo e outros 13 por injúria racial.
A delegada Meire Mansuet, da Dachri, explicou que esses tipos penais, geralmente, ocorrem foram do ambiente familiar e reforçou que as pessoas podem e devem continuar denunciando, on-line, pela Delegacia Virtual.
“Nós da Polícia Civil, que fazemos DAGV, que fazemos a Dachri, informamos à toda a população que estamos aqui fazendo o atendimento presencial para os casos de violência, para os casos em que haja necessidade de um atendimento emergencial. A PC está à disposição de toda a sociedade para o registro da ocorrência. Os casos serão repassados para a instauração do inquérito e a devida investigação. Denuncie. Não aceite os casos de Racismo e de Injúria racial”, reforçou.
Leia os termos de uso