Polícia
Aracaju tem maior índice de homicídios dolosos elucidados no estado; Mais de 200 foram presos
Aracaju apresentou o maior índice de homicídios dolosos elucidados no estado em 2019. Os dados foram divulgados, na manhã desta terça-feira (18), pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Na Grande Aracaju, foram registrados 314 homicídios elucidados em 2019. Segundo a polícia, 821 inquéritos foram finalizados. Além disso, o DHPP também instaurou 536 novos inquéritos, destes 338 correspondem a homicídios e nove correspondem a feminicídios. Mais de 200 criminosos foram presos somente pelo departamento.
De acordo com a delegada Thereza Simony do DHPP, o diferencial de 2019 foi o envio de um maior número de inquéritos à Justiça. “Além do quantitativo de homicídios ter diminuído, nós encaminhamos a justiça 821 inquéritos, um dado significativo e para que o Departamento de Homicídios tenha uma fluência nas suas investigações, diminuir os inquéritos que estavam represados, para que a partir deste ano nós possamos nos dedicar aos inquéritos atuais”, avalia.
O estudo divulgado aponta ainda que Aracaju tem o maior índice de elucidação se comparado com os municípios da Grande Aracaju. A capital sergipana é seguida de Nossa Senhora do Socorro, com 93 casos; depois aparecem São Cristóvão, com 40 casos; e Barra dos Coqueiros com 11 casos.
A delegada também enfatiza que o tráfico de drogas ainda é o principal fator dos homicídios. “O tráfico de drogas permeia as investigações, seja por uma cobrança de dívida, seja por uma disputa territorial ou por rixa pessoal, mas entre traficantes. Então há sim um número considerável e nós vemos isso na prática”, disse.
Para os casos ainda não elucidados, a delegada disse que os inquéritos não têm data para ser finalizados. Denúncias podem ser feitas através do Disque-Denúncia 181.
Leia os termos de uso