Saúde


Sheyla Galba faz apelo a Prefeitura de Aracaju para se responsabilizar por pacientes oncológicos


Publicado 03 de março de 2021 às 12:24     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Ascom

A vereadora de Aracaju, Sheyla Galba (Cidadania), fez um apelo para que a Prefeitura de Aracaju possa se responsabilizar pelos pacientes oncológicos da capital sergipana. Segundo a parlamentar, mesmo a responsabilidade sendo do Governo do Estado, o município poderia ter uma atenção maior aos pacientes.

“Sabemos que a responsabilidade dos pacientes oncológicos é uma luta da rede estadual, mas a gente precisa que o município tenha responsabilidade com os pacientes oncológicos também. Só para ter uma ideia, temos uma paciente que precisa ser removida de casa para o hospital para fazer quimioterapia e Aracaju não tem responsabilidade”, informou ela durante entrevista na Fan FM nesta quarta-feira (3).

Segundo a parlamentar, ela está tentando realizar visitas com a Secretaria Municipal de Saúde. “Queremos uma reunião com a secretária Waneska Barbosa para discutir muitas demandas, além da demanda dos pacientes oncológicos, assim como para portadores de necessidades especiais”

Na Câmara de Aracaju, a vereadora explica que está fazendo uma oposição respeitosa, juntamente com os vereadores Ricardo Marques (Cidadania) e Emília Corrêa (Patriota), que se tornou a nova líder desse bloco da oposição. “Estou sendo muito bem acolhida na Câmara, já tive muitas indicações aprovadas. Solicitei maior transparência sobre os insumos da covid-19 em Aracaju”, disse a parlamentar, acrescentando ainda a indicação para distribuição gratuita de absorventes íntimos descartáveis para mulheres em período menstrual nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju.

Contra Lockdown
A vereadora também se manifestou contra o lockdown em Sergipe. “Peço que as pessoas se conscientizem e saiam de casa quando for necessário. […] Um toque de recolher eu acho que é necessário, mas um lockdown não, porque temos que pensar nas pessoas, têm muitas pessoas perdendo emprego, sendo demitidas. Os empresários precisam manter os seus estabelecimentos”, acrescentou.

Falta de medicamentos
Durante a entrevista, Sheyla Galba reforçou o seu apelo para a Secretaria Estadual de Saúde (SES) regularizar a falta dos medicamentos Bleomicina e Dacarbazina no Hospital de Urgência de Sergipe João Alves Filho, em Aracaju. Os medicamentos são utilizados para o tratamento de linfoma e carcinoma.

“Achei uma contradição a nota enviada pela SES sobre a falta dos medicamentos. Eles dizem que falta matéria prima, mas que irá fazer uma força-tarefa para realizar licitação e comprar o remédio”, criticou.

Leia mais:
Sheyla Galba denuncia falta de medicamentos para tratamento de câncer no Hospital João Alves
Sheyla Galba solicita que prefeitura de Aracaju inclua pacientes oncológicos na primeira fase da vacinação contra a covid-19

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso