Educação
Biblioteca Epiphanio Dória disponibiliza acervo em braille em Aracaju
A Biblioteca Epiphanio Dória disponibilizou um acervo em braille com 424 títulos, 85 em fonte ampliada e 675 títulos em formato acessível MP3, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). O prédio fica localizado na rua Vila Cristina, no bairro Treze de Julho, Zona Sul de Aracaju.
Segundo a professora responsável pelo acervo em braille, Anatércia Silva Santos, além de ser muito rico, o acervo serve como base para as pessoas virem fazer pesquisas.
“Nós temos um acervo impresso em braille de aproximadamente 400 obras, tanto de temas adultos quanto de temas para o público infantojuvenil. São romances, livros históricos, pedagógicos, e um acervo em audiolivro de aproximadamente 600 títulos. Então, juntando tudo, esse acervo é muito rico e serve como base para as pessoas virem fazer pesquisas”, explicou.
O acervo em braille é composto de material com fonte ampliada para pessoas com baixa visão, a fim de proporcionar um conforto visual durante a leitura; livros com contornos em braille nos animais; com textura; e audiolivro com descrição de imagem em formato MP3.
Segundo Anatércia, as tipificações dos materiais são necessárias porque existem graus de deficiência visual, de modo que o material tem de se adequar a cada pessoa. Para alimentar o acervo, a Biblioteca Pública Epiphanio Dória mantém parceria com a Fundação Dorina Nowill e com o Instituto Benjamin Constant.
“A pessoa faz o cadastro pelo WhatsApp, a gente pega todos os dados e leva à residência da pessoa para que seja possível um momento de leitura e interação em casa, como uma atividade diferenciada”, explicou.
Leia os termos de uso