Educação


Mais de 25 mil candidatos se inscreveram no Encceja em Sergipe 


Publicado 09 de fevereiro de 2021 às 18:30     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

Mais de 25 mil candidatos se inscreveram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), em Sergipe, no ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas começam a ser aplicadas no dia 25 de abril.

Segundo o Instituto, ao todo, 4.833 farão a prova do Ensino Fundamental e 21.111 do Ensino Médio. Dos inscritos para o ensino fundamental, 43% têm idade entre 31 a 59 anos. Já entre os do ensino médio, 42% têm idade entre 21 e 30 anos.

As provas acontecerão nos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Lagarto, Simão Dias, Itabaiana, Propriá, Nossa Senhora da Glória e Canindé do São Francisco.

O exame possui quatro provas objetivas, com 120 questões de múltipla escolha e 30 questões por área de conhecimento. A avaliação do Ensino Fundamental engloba assuntos de Ciências Naturais, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física, Redação e Matemática.

Já no Ensino Médio, os assuntos são de Ciências da natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e Redação, e Matemática e suas tecnologias.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), a pasta está preparando simulados online para os candidatos poderem se preparar. Os links serão disponibilizados após o período alusivo ao feriado de carnaval.

Segundo o coordenador do Serviço de Educação de Jovens e Adultos e Divisão de Exames Supletivos (DED/Seja/Diex), professor Ibernon Mecenas, foi uma surpresa 42% dos inscritos estarem entre entre 21 e 30 anos, que é uma população jovem. Além disso, ele afirmou que o simulado será uma avaliação semelhante ao Encceja.

“Nós vamos disponibilizar primeiro o simulado de Linguagens, do ensino fundamental e médio, em que o aluno inscrito pode estar tendo uma preparação para a prova prevista para 25 de abril”, destacou.

No ato da inscrição do exame, o participante pode escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso