Política
Alese aprova PL que permite Sergipe comprar individualmente vacinas contra covid-19
Deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovaram, por unanimidade, nesta quinta-feira (18), o Projeto de Lei de autoria do governo de Sergipe que autoriza o estado a comprar vacinas contra o novo coronavírus (covid-19). Com a medida, o executivo pode adquirir doses independente do cronograma de distribuição estabelecido pelo Governo Federal.
Com o recente acordo do Consórcio Nordeste, do qual Sergipe integra, para a compra de 39,6 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, a expectativa é que a se aumente a velocidade de imunização da população. O imunizante russo, no entanto, ainda não tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil.
O governador do estado Belivaldo Chagas (PSD) já havia comentado a intenção de adquirir individualmente as doses. “Cada estado vai fazer sua compra individualizada se quiser. Está previsto no plano que Sergipe possa comprar 2 milhões de doses. Isso dá R$ 120 milhões. Eu não tenho esse valor. Mas eu vou comprar um quantitativo X”, disse ele na coletiva da última segunda-feira (15).
Na ocasião, o gestor lembrou que mesmo com a aquisição, lotes comprados seriam encaminhados para o Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. “Eu não tenho como garantir que a União vai fazer o ressarcimento, ai eu deixo de ter a vacina que é uma obrigação do Governo Federal, pra comprar e bancar a conta do Governo Federal, que tal, tá beleza?”, disse Belivaldo.
Segundo o líder do governo na Casa, Zezinho Sobral (Podemos), o executivo estadual pretende comprar 500 mil doses de imediato. “(Elas) serão encaminhadas para o Programa Nacional de Imunização, podendo vir mais ou menos que esse montante, a depende do planejamento de imunização da sociedade brasileira. Estamos autorizando, o que permitirá a vacinação de todos acima de 60 anos
Leia mais
Consórcio Nordeste anuncia acordo para compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V
‘Tudo é culpa do mal planejamento do Governo Federal’, diz Belivaldo sobre atraso de vacinas
Leia os termos de uso