Saúde


Aracaju negocia ampliação de leitos com Hospital Santa Isabel para pacientes com covid-19


Publicado 31 de março de 2021 às 13:01     Por Fernanda Sales     Foto Arquivo / Governo de Sergipe

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pretende ampliar os leitos para pacientes com covid-19 no Hospital Santa Isabel. Em reunião, nesta terça-feira (30), com representantes do Hospital, foi discutida a possibilidade da ampliação.

De acordo com a SMS, a instituição filantrópica sinalizou que já tem disponibilidade para ofertar sete unidades de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da possibilidade de conversão de leitos cirúrgicos para leitos de retaguarda covid.

De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, além da oferta dos leitos de UTI, que serão regulados pelo Estado, “debatemos a possibilidade de ampliarmos nosso quantitativo de leitos para pacientes com covid, através da conversão de leitos cirúrgicos”.

Ainda segundo a secretária, a equipe técnica vai estudar como reorganizar esse fluxo para que a demanda dos procedimentos cirúrgicos não seja prejudicada em detrimento da ampliação dos leitos covid.

Ao final da reorganização dos fluxos, a SMS deve apresentar uma proposta ao Santa Isabel, detalhando quantos leitos podem ser convertidos, sem atrapalhar os procedimentos ordinários atualmente contratados pelo município.

UTI
Sobre os novos leitos de UTI, apesar da possibilidade de serem aderidos ao contrato do município, devem ser financiados pelo Estado, uma vez que é de competência estadual o gerenciamento universal dos leitos de alta complexidade em Sergipe.

Leia mais:
Covid-19: Taxa de ocupação de leitos de UTIs sobe para 109,8% na rede particular de Sergipe
‘Não estamos omitindo e nem sendo levianos’, diz secretária de Saúde sobre leitos de covid-19 na Alese
Covid-19: Secretaria de Saúde notifica empresa fornecedora de oxigênio medicinal em Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso