Saúde
Covid-19: Sete hospitais particulares de Aracaju estão com taxa de ocupação 100% em UTIs
Dos 10 hospitais particulares de Aracaju com leitos exclusivos para o novo coronavírus (covid-19), sete estão com taxa de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em 100%. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quarta-feira (17).
Entre as superlotações nesta ala, destacam-se o Hospital São Lucas, com 117,5% de ocupação, Hospital Unimed, com 112,5%, Hospital Cirurgia-IPES, com 106,7%. Hospital Primavera, Renascença, do Coração e ala pediátrica do São Lucas, seguem com todos os leitos UTI ocupados. Apenas a unidade Gabriel Soares e o Hospital e Maternidade Santa Helena apresentam leitos disponíveis.
A rede privada apresenta aumento da demanda de internações desde o fim do mês de fevereiro e ameaçam possível colapso na rede pública, já que pacientes, sem vagas nos hospitais particulares, buscam unidades públicas para atendimento.
Em relação a estas, a taxa média de ocupação atinge 89,7%. Os hospitais Universitário de Lagarto, Nossa Senhora da Conceição, São José e a parte pública do hospital do Coração, não possuem mais vagas para atendimento em UTIs. A maior unidade hospitalar de urgência de Sergipe, o Hospital João Alves Filho, tem apenas um leito disponível.
Dada a situação, Ministérios Públicos de Sergipe (MP-SE) e Federal (MPF) reuniram-se, nesta segunda-feira (15), com representantes dos hospitais particulares da capital sergipana para analisar a situação da rede.
Leia mais
Diferente de outros secretários, secretária de Saúde de Sergipe fica calada sobre mudança no ministério
Médico da linha de frente aponta falta de materiais como uma das causas de colapso na rede de saúde após um ano de pandemia em Aracaju
Leia os termos de uso