Coronavírus


Mais de 40% dos profissionais de saúde do grupo prioritário já foram vacinados contra covid-19 em Aracaju


Publicado 26 de janeiro de 2021 às 07:41     Por Eduardo Costa     Foto Marcelle Cristinne/Prefeitura de Aracaju

Mais de 40% dos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente da covid-19 e fazem parte do grupo prioritário já foram vacinados em Aracaju. Segundo dados da prefeitura, desde o início da imunização no último dia 19 de janeiro, 4.992 pessoas deste grupo foram contempladas, totalizando 43% dos profissionais. A vacinação seguiu nesta segunda-feira (25) após Sergipe receber as doses da vacina de Oxford.

A mais recente etapa do Plano Municipal de Vacinação atingiu profissionais de instituições públicas e privadas da capital: Hospital Unimed; Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe – Instituto Parreira Horta (Lacen); e Clínica e Maternidade Santa Helena.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a expectativa é que até o fim desta semana, as 10.939 encaminhadas a Aracaju sejam aplicadas. A secretária de Saúde, Waneska Barboza, afirmou que a ação de vacinação depende da distribuição feita pelo governo do Estado.

“Assim que estivermos a par do quantitativo, daremos andamento à ampliação. Até esta quarta-feira [27], o nosso cronograma é vacinar todos os profissionais das instituições que ainda não foram contempladas. Ao todo, passamos por dez instituições na semana passada e, nesta, concluiremos com mais 11 estabelecimentos”, disse ela.

Ainda de acordo com Waneska, desde que a vacinação em Aracaju começou no último dia 19 de janeiro, não houve registro de pessoas com reações aos imunizantes. Ela disse que “todas as instituições foram orientadas de que, caso apareça algum tipo de reação, o Município deve ser notificado. Este notificará as demais autoridades, os governos estadual e federal”.

Leia mais:
Testes para detectar a covid-19 em assintomáticos continuam suspensos em Aracaju
Após aglomeração em frente à SMS, prefeitura de Aracaju cancela chamamento de profissionais



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso