Política


Ministério da Economia propõe a extinção das regras de meia entrada no Brasil


Publicado 03 de agosto de 2020 às 09:00     Por Eduardo Costa     Foto Fabio Rodriguez Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Economia propõe a extinção de toda as regras de meia entrada em cinemas no Brasil. Matéria do jornal O Estado de S. Paulo nesta segunda-feira (3) mostra que a Agência Nacional do Cinema (Ancine) abriu uma consulta pública sobre a obrigatoriedade legal da meia-entrada, mas o Ministério já se manifestou defendendo o fim das regras do benefício.

Segundo o Estadão, a análise se dá com base no Sistema de Controle de Bilheteria (SBC), onde a Ancine desde 2017 tem acesso às informações de vendas de ingressos por categoria, dia, horário e filme de mais de 3 mil salas no país. As meias são divididas em legais (permitidas por lei), promocionais (parcerias com empresas) ou cortesias (gratuitos). Desta forma, a Ancine descobriu que a venda de ingressos na categoria inteira caiu de 30% para 21,6% entre 2017 e 2019.

Ademais, de acordo com a matéria 60% das meias-entradas concedidas no ano passado estavam ligadas às diversas leis que existem no país. Três leis federais, além de diferentes leis nos Estados e municípios, garantem o benefício. A estimativa da Ancine é que 96,6 milhões de brasileiros se enquadrem nos termos da legislação.

Leia mais:
Senado aprova medida sobre remarcação e cancelamentos de turismo e cultura
Câmara aprova MP com mudanças nos cancelamentos nos setores de turismo e cultura
Governo exonera pela segunda vez, Pedro Horta número 2 de Mario Frias da secretaria da Cultura



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso