Entretenimento


WhatsApp ganha recurso para pesquisar no Google mensagens que foram muito encaminhadas


Publicado 04 de agosto de 2020 às 09:00     Por Eduardo Costa     Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A rede social WhatsApp confimou nesta segunda-feira (3) uma nova função. Agora o aplicativo, em todas as suas plataformas (Android, IOS e WhatsApp Web), terá um recurso de busca para pesquisa no Google de mensagens muito encaminhadas. O objetivo é evitar a disseminação em massa de fake news. De acordo com o portal TechTudo, o recurso está sendo testado em versões mais recentes no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido.

O recurso é simples. Após o envio de uma mensagem com a dupla seta, indicando que ela foi encaminhada muitas vezes, o WhatsApp exibirá o ícone de uma lupa. Clicando nele, aplicativo irá exibir um alerta na tela para confirmar se você deseja buscar pelo conteúdo. Confirmando, o usuário irá ao Google e verá resultados que permitam a checagem da veracidade do que foi encaminhado.

Como destaca o TechTudo, não é a primeira medida do WhatsApp para tentar combater as fake News. Antes das eleições brasileiras em 2018, o aplicativo limitou o encaminhamento de mensagens no Brasil, e passou a avisar quando o conteúdo era repassado. Já mais recentemente, durante a pandemia da Covid-19, o app restringiu para apenas um contato o encaminhamento de mensagens bastante compartilhadas.

Leia mais:
Live patrocinada por deputado federal gera aglomeração no Maranhão, diz colunista
Felipe Neto é novamente alvo de boato falso que o associa à pedofilia
Projeto das Fake News sofre criticas de analistas sobre ‘rastreabilidade’ de mensagens



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso