Economia


Carrefour anuncia doação de R$ 25 milhões após distribuir R$ 482 milhões a acionistas


Publicado 25 de novembro de 2020 às 12:23     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação

O Carrefour anunciou a doação de um fundo de R$ 25 milhões para fomentar ações de combate ao racismo no Brasil, nesta segunda-feira (23), mesmo dia em que pagou a segunda e última parcela dos lucros distribuídos pela empresa a seus acionistas neste ano, que, ao todo, receberam R$ 482 milhões.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, o grupo francês que controla a rede de supermercados teve direito a R$ 345 milhões e a Península, da família do empresário Abílio Diniz, ficou com outros R$ 37 milhões. O Carrefour promete apresentar nesta quarta-feira (25) os critérios que adotará na distribuição do dinheiro do novo fundo, anunciado como resposta à onda de indignação causada pela morte de Beto Freitas, espancado e asfixiado por seguranças de uma loja do supermercado em Porto Alegre, na quinta-feira (19).

A empresa diz que doará também os resultados obtidos com suas vendas em todas as lojas do país na sexta (20). No ano passado, o Carrefour lucrou R$ 1,98 bilhão no Brasil. Neste ano, os resultados contabilizados nos primeiros nove meses indicam uma alta de 49,6% nos lucros da rede.

Segundo a publicação, as maiores companhias americanas se comprometeram com doações significativas nos Estados Unidos após a morte de George Floyd, homem negro asfixiado por um policial em maio. Informações de 58 empresas compiladas pelo site Axios indicaram compromissos de US$ 3,3 bilhões até setembro. O Walmart, maior rede de supermercados dos EUA, prometeu investir US$ 100 milhões em iniciativas focadas na promoção da equidade racial nos próximos cinco anos.

Em entrevista ao jornal, a presidente do conselho deliberativo do Fundo Baobá, Giovanni Harvey, apoia projetos de promoção da equidade racial, mas afirma que o mais importante não é o dinheiro do Carrefour. “Eles precisam dizer o que vão fazer na operação para que isso não se repita”, diz. “Deveriam buscar medidas com impacto real no sistema de varejo do Brasil”.

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