Educação
MEC determina retorno das aulas das universidades federais em janeiro de 2021
O Ministério da Educação (MEC) determinou que as universidades federais retomem as aulas presenciais em janeiro de 2021. Segundo portaria publicada no Diário da União, nesta terça-feira (1º), as instituições devem adotar um protocolo de biossegurança contra a propagação do novo coronavírus.
De acordo com a norma, os recursos digitais que possibilitam as aulas à distância passarão a ser usadas de forma complementar e em caráter excepcional para integralização da carga horária das atividades pedagógicas.
A pasta também estabeleceu que, especificamente, para o curso de medicina, “fica autorizada a excepcionalidade apenas às disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso, conforme disciplinado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)”.
Ainda segundo a portaria, será de responsabilidade das instituições a definição dos componentes curriculares que utilizarão os recursos educacionais digitais; a disponibilização de recursos aos alunos que permitam o acompanhamento das atividades letivas ofertadas; e a realização de avaliações.
UFS
Nesta semana, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) informou que seguem suspensas até 31 de dezembro as aulas dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu dos seis campi da instituição.
Segundo a instituição, a decisão considerou a situação de emergência em saúde pública devido à pandemia, os últimos decretos estaduais a respeito do tema e o relatório e os aspectos sanitários expressos na manifestação do Comitê de Prevenção e Redução de Riscos para a covid-19.
Leia os termos de uso